Esse método que foi desenvolvido para correr vaquejada usando apenas arreio de boca nos cavalos é um método que facilita a vida do vaqueiro, pois o animal oferece menos resistência em comparação quando se esta fazendo uso do arreio tradicional.
Mas é preciso que o vaqueiro se prepare para assimilar a nova técnica, dominando o uso das esporas corretamente e também fazendo uso das técnicas de rédeas.
Com o passar do tempo se percebera que se tem muito mais facilidade para correr somente com arreio de boca, do que quando se utiliza o arreio tradicional.
1 - Utilizando as esporas
2 - Desbloqueio
3 - Sensibilizar
4 - Flexionar a nuca
5 - Tipos de espora
6 - Arreios de boca
7 - Corrigindo na cancela
8 - Correndo boi com arreios de boca
Consultor:
Edeilton Ramos de Paula
Técnico Agrícola e Treinador de Cavalos
Duração aproximada: 68 minutos
Mês e Ano de produção: Dezembro de 2015
Local de Gravação:
Paque Acauã
Garanhuns - PE
Tecnologia de Gravação: Full HD
Fomos até a cidade de Garanhuns, localizada no agrespe pernambucano. Cidade de clima ameno e povo hospitaleiro. E é nesta cidade onde está localizado o Parque Acauã, local provido de uma das melhores estruturas para a prática da Vaquejada no pais! Conta com uma pista muito boa, cocheiras onde os animais podem descansar e receberem os tratos. Parque conta também com belíssima estrutura para o publico que deseja assitir aos treinos e provas.
Neste local o treinador Edeilton realizou seu trabalho que culminou neste video curso. Os animais foram trazidos por ele. São animais que estão ainda no processo de correção, ou seja corriam no método tradicional, mas que apresentaram alguns problemas, e o treinador juntamente com sues proprietários decidiram que era hora de mudar as coisa! Foi então que iniciaram o processo de Correção usando somente arreios de boca.
Também Edeilton, nos mostrou os equipamentos que ele utiliza, como freios e bridões. São ferramentas, que ele fez algumas modificações, de acordo com o que ele foi percebendo ao longo dos treinos. Também apresentou as esporas para treinos e corridas. Sendo que ambas não causam traumas nos animais, já que não possuem pontas. Sendo esta um dos objetivos deste video, ou seja mostrar que é possível a pratica da vaquejada sem causar traumas aos animais, o que é uma das premissas das boas práticas na criação de cavalos e do bem estar animal.
Foram dias de muita dedicação e bons resultados, que podem ser vistos neste video curso.
Cursos completos sobre a Vaquejada e outras modalidades equestres.